Talvez você esteja se perguntando quem eram esses irmãos Jotão e Abimeleque, pois te explico agora.
Os dois eram filhos do famoso Gideão ou Jerubaal, como você preferir, foi ele o mesmo que com apenas 300 homens e a orientação Divina que venceu o exército dos medianitas com mais de 135.000 soldados.
Jotão e Abimeleque eram apenas dois dos setenta filhos de Gideão, e como eu disse no início Abimeleque realizou uma das maiores atrocidade e barbárie relatada na Bíblia, onde acompanhado de um bando de homens desocupados e levianos assassinou sem dó e sem piedade seus irmãos, escapando apenas Jotão por estar escondido.
Mas tenho contado toda essa triste e horrenda história para falar da que na minha opinião é a maior lição de política que temos na bíblia e que por anos e anos parece que a igreja ignorou e não deu ouvido ao apelo de Jotão, feito através de uma parábola que dizia:
“E, dizendo-o a Jotão, foi e pôs-se no cume do monte de Gerizim, e levantou a sua voz, e clamou e disse-lhes: Ouvi-me, cidadãos de Siquém, e Deus vos ouvirá a vós;
Foram uma vez as árvores a ungir para si um rei, e disseram à oliveira: Reina tu sobre nós. Porém a oliveira lhes disse: Deixaria eu a minha gordura, que Deus e os homens em mim prezam, e iria pairar sobre as árvores? Então disseram as árvores à figueira: Vem tu, e reina sobre nós. Porém a figueira lhes disse: Deixaria eu a minha doçura, o meu bom fruto, e iria pairar sobre as árvores?
Então disseram as árvores à videira: Vem tu, e reina sobre nós. Porém a videira lhes disse: Deixaria eu o meu mosto, que alegra a Deus e aos homens, e iria pairar sobre as árvores?
Então todas as árvores disseram ao espinheiro: Vem tu, e reina sobre nós. E disse o espinheiro às árvores: Se, na verdade, me ungis por rei sobre vós, vinde, e confiai-vos debaixo da minha sombra; mas, se não, saia fogo do espinheiro que consuma os cedros do Líbano.”Juízes 9:7-15
Pois é, simples assim, deixamos reinar os espinheiros, que nos oprimem e nos lesionam sem constrangimento algum, pois é o que podem nos oferecer o espinheiro, pouca sombra, dificuldade em alcançar os frutos, rusticidade no agir, ação em benefício próprio, dificuldade de manejo, machuca quem se aproxima, arranha quem passa por perto...
Até quando vamos permitir que estes espinheiros que aí estão continuem reinando sobre nós????
É ano de escolher quem há de governar sobre nós. Quem escolheremos??? Será que não há mais oliveiras, figueiras ou videiras que queiram reinar???
Será que só sobrou os espinheiros??? Não creio nisso, creio que ainda há esperança e essa é mais uma chance de mudar.
Meus queridos cuidado com as escolhas.