O preâmbulo da Constituição da República Federativa do Brasil começa assim: “Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos...”
Isso significa dizer que nossos representantes possuem o poder de decidir por nós, de ditar quis são nossos deveres e direitos.
O que nos traz grande preocupação e aflição só em pensar que no próximo ano temos a responsabilidade de novamente escolher aqueles que nos representarão na esfera municipal, e conseqüentemente decidirão por nós quis e como serão nossos direitos e deveres.
E apesar de a mesma constituição assegurar a participação popular em áreas vitais como a saúde (art. 198, III), isso não tem acontecido em muitos municípios que manipulam e amordaçam os conselhos municipais, e assim fingem que estão respeitando a constituição e a vontade do povo.
Pois “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação” (art. 196).
E ao falarmos em Estado, estamos falando do "conjunto das instituições (governo, forças armadas, funcionalismo público etc.) que controlam e administram uma nação", ou seja, envolve todas as esferas de governo (federal, estadual e municipal).
Assim sendo, meus amigos, o poder é nosso!!!!!!!!!!!!
E o dever deles, é governar para nós, e em nosso favor!!!!!!!!!!!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário